Sommelière da Wine explica como combinar os sabores de sorvetes com diferentes estilos da bebida
No dia 23 de setembro comemora-se o Dia Nacional do Sorvete, uma das sobremesas favoritas do brasileiro para os dias quentes. A harmonização de vinhos com sobremesas é uma arte que demanda delicadeza, mas que rende sabores surpreendentes e tem tudo para dar certo.
“Como ambos são servidos gelados, o frescor e a leveza do espumante contrastam perfeitamente com a cremosidade e doçura do sorvete, criando uma experiência única para o paladar. A acidez vibrante dos espumantes, especialmente os brut, limpa o paladar entre cada colherada, enquanto as versões demi-sec podem intensificar os sabores mais adocicados do sorvete. Sejam sabores frutados ou de creme, essa união é uma excelente escolha para quem busca inovar nas sobremesas”, diz Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo.
Confira a seguir duas maneiras de harmonização de espumantes com sorvetes.
Harmonização por aromas e sabores
As combinações podem ser feitas por similaridade de aromas e sabores encontrados tanto nos espumantes quanto nos sorvetes. O Espumante Maraví Rosé, por exemplo, traz deliciosos aromas de frutas vermelhas silvestres, além de nuances florais e cítricas, que também podem ser exploradas nos sabores dos sorvetes para garantir um match perfeito na taça, inclusive adicionando pedaços de frutas.
https://www.wine.com.br/
Harmonização com doçura equilibrada
Para os fãs de combinações mais adocicadas, a ideia é ressaltá-la adicionando um espumante mais doce para acompanhar a sobremesa. Um exemplo desta combinação seria o Espumante Maraví Moscatel, que traz o equilíbrio ideal entre acidez e dulçor, de forma a não deixar a combinação enjoativa. Neste exemplar, destacam-se as notas florais, como jasmim e flor de laranjeira, que ressaltam a experiência sinestésica da degustação e dos sabores gelados.
https://www.wine.com.br/vinhos/espumante-maravi-moscatel/prod30798.html
Foto: Divulgação