Na adolescência comecei a me interessar pelo jornalismo, o que fez entrar na faculdade com o sonho de um dia ser uma grande profissional. Porém, por falta de representatividade, eu achava que era impossível ocupar lugar de destaque: “Não me enxergava diante das câmeras como apresentadora. Como uma garota negra e gordinha, não via muitas jornalistas parecidas comigo na TV, então achava que só estava apta a trabalhar nos bastidores”.
Na faculdade, junto com o jornalista Léo Carvalho criamos o Portal Sou Salvador, que inicialmente foi pensado em dar suporte e nos preparar para entrevistas de estágios na área. Com sucesso do site, passou a ser colunista de gastronomia com o “Sou Mais Gourmet”.
Passei uma fase na Prefeitura de Salvador como estagiária de fotografia e fui a primeira estagiária do Jornal Massa, do grupo A Tarde, quando ainda era um projeto piloto. Lá, assinava matérias de Futebol amador até que surgiu a minha primeira oportunidade para cobrir um evento externo na Festa de Iemanjá. O dia foi tão importante para jornalista, que desde então tem grande apreço pela a data festiva. “Minha primeira matéria externa foi a festa de Iemanjá. Fui desempenhar o meu trabalho e acabei caindo da embarcação e saí de lá ensopada (risos). Mas fiz uma matéria muito bonita digna de elogios, o que me marcou bastante. Não é a toa que a 1ª feijoada com sabor foi no dia de Iemanjá.”, revela Tairine.
Minhas matérias do Jornal Massa chegaram até a produção da TV Aratu como sugestões de pautas. Com isso, Caio Coutinho direção do programa Universo me convidou para conhecer como funcionava o ambiente da TV, logo depois foi contratada como estagiária, passando por vários programas da grade da emissora, como Aratu Notícias, No Campo do 4, Chegue Mais, Dendê na Mochila, Ronda, QVP, Clube da Alegria e Universo, atuando desde produtora, repórter e coordenadora.
Em 2014 a minha coluna “Sou Mais Gourmet” foi convertida para TV com o nome de “Com Sabor”. Eu lembro que no início as lives eram gravadas em um celular e eu mesmo produzia e coordenava. “ Até o Com Sabor se consolidar tive que me virar em várias pra colocar o programa no ar”.
Me emociono quando lembro da importância de Celisa Felicidade (In Memoriam), coordenadora de produção da Aratu, para a minha formação pessoal e profissional. Tanto que meu bordão “toda organizada” surgiu das preciosas dicas e alertas que Celisa dava para me cuidar e pensar na imagem e postura diante da TV.
Atualmente, além de me dedicar a live com sabor, ofereço dicas gastronômicas aos meus seguidores tanto no perfil @tairineceuta e @comsabor, que juntas acumulam mais de 112 mil seguidores. Eu ainda pretendo ter uma formação gastronômica: “Eu me cobro bastante, eu sei que tenho uma certa propriedade e experiência pelas minhas vivências na gastronomia, mas quero ter uma formação pra falar com mais domínio para o meu público”.
Meu desejo é me qualificar para dar aulas de jornalismo gastronômico. “Os estudantes chegam muito verdes nos estágios, falo por experiência própria, então eu vejo que eles precisam de alguém que de um choque de realidade neles, e quem sabe eu não possa ser essa pessoa (risos)”, disse.
https://www.instagram.com/tv/CCcqtRsnjTN/?utm_source=ig_web_copy_link
Com o sucesso da 1º edição da Feijoada Com Sabor, eu desejo continuar promovendo eventos. Antes disso estive envolvida nos preparos do Arraiá do Galinho, festejo junino realizado pela TV Aratu: “A Feijoada Com Sabor foi a primeira festa totalmente minha, e eu quero continuar nesse segmento. Eu sou uma pessoa festeira, gosto de ver as pessoas felizes, então estou no caminho certo e esperem que vem muitas novidades por aí.”.