Depois do sucesso alcançado, a maratona gastronômica e cultural está confirmada para 2025
Confirmado para 2025, terminou oficialmente, neste último final de semana, após um cardápio diversificado de atrações, a sétima edição do consagrado Festival de Cultura e Gastronomia Tempero Bahia, que agradou inúmeros paladares, com o autêntico e delicioso tema “Terroir da Chapada”. Oficialmente, porque o Festival continua em muitos Restaurantes dos destinos participantes, que vão manter no Cardápio o Prato que criaram especialmente para o evento. Tendo como um dos legados importantes do Festival, a busca pela valorização dos talentos e promoção da gastronomia baiana e brasileira, durante 11 dias, o evento, que tem se consolidado ano após ano, ganhou novas projeções e novos voos do selo “Tempero”.
Além do Circuito em 29 Restaurantes da capital baiana, o Tempero Bahia movimentou à cena de mais 14 estabelecimentos, e chegou na cidade de Feira de Santana e nos destinos turísticos de Morro de São Paulo e Vale do Capão, na Chapada Diamantina, com gostinho de quero mais. Outro destaque do evento foi a parceria com o Shopping Barra, que abrigou às aulas da Cozinha Show, todas lotadas, e o Bazá RoZê, uma Feira de Arte, Cultura de Empreendedorismo Feminino, que reuniu 14 expositores selecionados, a Plasticaria, que trouxe oficinas educativas sobre economia circular, o Espaço Infantil e os Cafés e Vinhos da Chapada.
Veterano no Tempero Bahia, o Restaurante Cuco Bistrô, que fica localizado no Centro Histórico de Salvador, chegou a vender quase 200 unidades do prato do Festival, ocupando o ranking de primeiro lugar no cardápio. “Nosso prato foi um grande sucesso de aceitação por parte de nossa clientela, e já vai entrar no novo cardápio”, revelou José Iglesias, empresário e proprietário do local. Outra casa, que também terá o prato no cardápio, é o Restaurante Anis Bistrô, em Feira de Santana. “Conseguimos visibilidade, novos clientes, e ainda, o mais importante: as parcerias que começaram a serem firmadas após a participação”, disse o Chef Pablo Sá.
Nascida e criada no Vale do Capão, na Chapada Diamantina, onde comanda o Alma Bistrô, a Chef e ex-participante do reality MasterChef, Echaterine Santos, participou do Tempero, com a criação de um prato e ainda ministrou uma aula no segundo dia da Cozinha Show, preparando uma ‘Guioza de Palmito de Jaca’, muito elogiada por quem degustou. “Meu prato teve uma ótima saída, preparei a “mis em place” para as 2 semanas do Festival e logo na primeira semana esgotou”, comemorou Echaterine.
Com realização e produção da 2D Projetos Culturais e Eventos, que já está trabalhando no Tempero em Praia do Forte no fim do ano, o Festival de Cultura e Gastronomia Tempero Bahia teve patrocínio da Bahiagás e apoio do Shopping Barra, Amvox, Sebrae, Senac e Governo do Estado da Bahia.
Fotos: Leonardo Freire